É de vital importância na nossa atualidade incentivarmos as pessoas e principalmente as crianças exercerem a leitura tradicional. Ou seja, ler livros mesmo.
Portanto não devemos aceitar de braços cruzados essas algemas invisíveis impostas pela modernidade tais como, avanços tecnológicos da leitura virtual, por computadores, celulares, tablet, smartphone, etc.
Esse tipo de leitura virtual só é indicada em situações específicas e realmente necessárias, fora disso, essa prática escrava e errônea acaba sutilmente gerando um certo regresso e empobrecimento da nossa sociedade.
Entretanto vamos explanar um pouco sobre estes malefícios:
Importância da Leitura Tradicional |
Consequências da falta de leitura tradicional
- A leitura em celular pelo fato de sabermos que está na palma da nossa mão um mundo inteiro de informações, facilmente vamos interromper a leitura sem terminar de ler o determinado assunto.
- Isto acaba gerando um desprazer em ler matando aos poucos o encanto pela beleza da leitura.
- O fato de termos todos ou qualquer assunto que desejarmos em nossas mãos tem suas vantagens, porém: tem esse lado negativo, psicologicamente não processamos bem isso.
- Quando algo é fácil demais perde-se o gosto, como aqueles meninos de bairros simples que ao ver uma árvore com algumas poucas mexericas correm pegá-las e comem com muito prazer. Rindo à toa. Porém, se esse mesmo bairro fosse cheio dessas árvores e tivesse mexericas sobejando e rolando no chão esses mesmos meninos certamente não teriam nenhum prazer em pegar e come-las.
- Outro ponto negativo é que dificilmente alguém tem interesse na leitura exceto em conversas pessoais. Afinal, diante de tantos recursos áudio visuais descarta-se a leitura.
- Quando uma pessoa lê um livro, por exemplo: uma leitura do gênero romance ou policial, principalmente quando é escassa de ilustração lhe gera um leque de benefícios espetaculares, desenvolvem a crítica, melhora sua ortografia, organização de pensamento, aguça sua memória, ativa seu criativo imaginário.
- Durante a leitura em dado momento da história em que se lê uma cena de romance a mente humana durante esta cena cria tudo. Expressão corporal e facial da donzela, o tom da voz do moço que a corteja, cria o brilho dos olhos da moça e o fundo da cena.
- Normalmente o livro fornece alguns dados onde estão descritos algumas coisas que estão à sua volta e a mente humana completa estas informações brilhantemente enquanto se lê.
- Os efeitos especiais que a nossa mente cria vão muito além dos recursos que a indústria cinematográfica pode fornecer. É isso que faz da leitura algo fascinante.
- Quando se tem um livro em mãos será só aquela história e não precisamos mais do que isso.
- O prazeroso consiste exatamente nisso em desbravar essa história. Em olhar a capa do livro e gerar anseio e curiosidade, em folhear e sentir a textura das folhas e sentir aquele friozinho de expectativa na virada de cada folha.
- Esses detalhes todos estão sendo sutil e lentamente aniquilados pelo avanço das tecnologias.
0 Comentários